Obra:
Machado Penumbra
abre o romance com um prefácio em que dá boas-vindas a João Miramar, saudando
sua 'entrada de homem moderno na espinhosa carreira das letras'.
A partir daí, é
narrada a trajetória desse novo escritor, sujeito ingênuo, educado na acanhada
cidade de São Paulo, no começo do século. É um intelectual provinciano, cuja
família rica vive da extração de café.
Na abertura,
Miramar, ainda garotinho, é levado pela mãe ao oratório familiar e lá entre a
imagem do manequim, propriedade materna, e a oração, o garoto pensa e reza:
'__ Senhor convosco, bendita sois entre as mulheres, as mulheres não têm pernas, são como o manequim de mamãe até em baixo. Para que perna nas mulheres, amém'.
'__ Senhor convosco, bendita sois entre as mulheres, as mulheres não têm pernas, são como o manequim de mamãe até em baixo. Para que perna nas mulheres, amém'.
Outra
experiência do menino João recebe o título 'Gatunos de Crianças' e é assim
condensada: 'O circo era um balão aceso com música e pastéis na entrada. E
funâmbulos cavalos palhaços desfiaram desarticulações risadas para meu trono de
pau com gente em redor. Gostei muito da terra da Goiabada e tive inveja da
vontade de ter sido roubado pelos ciganos'. E, assim, em fragmentos, a trajetória
de Miramar prossegue.
A viagem de
navio à Europa vai destacando as cidades: manhã no Rio, Tenerife, Terra firme -
Barcelona, Torre Eiffel, Milão, Vaticano, Sorrento, Veneza, etc. O namoro com
Célia é assim apresentado: 'Vinham motivos como gafanhotos para eu e Célia
comermos amoras em moitas de bocas. Requeijões fartavam mesas de sequilhos.
Destinos calmos
como vacas quietavam nos campos de sol parado. A vida ia lenta como pontes e
queimadas. Um matinal arranjo desenvolto de ligas morenava coxas e cachos'.
O casamento não
passa sem registro: 'O Forde levou-nos para igreja e notário entre matos
derrubados e a vasta promessa das primeiras culturas. Jogaram-nos flores como
bênçãos e sinos tilintaram. A lua substituiu o sol na guarita do mundo, mas o
dia continuou tendo havido entre nós apenas uma separação precavida de bens'. E
a seguir, o nascimento do primeiro filho: 'Minha sogra ficou avó'.
O tempo passa e
Miramar se apaixona por uma estrela de cinema, Madame Rolah, e a esposa logo
percebem a ausência do marido: '... Não se esqueça de todas as minhas outras
encomendas e traga também um par de sapatos de lona branca para Celiazinha. Vai
a medida do pé. Temos tido muito calor nestes dias. Por que é que não me
escreves? Veja se vem logo. Abraça-te e beija-te. Tua Célia'.
Mas, Miramar só
tem olhos para a amante, passando dias maravilhosos com ela, enquanto a sogra e
filhos percorrem a Europa, pedindo com frequência o envio de dinheiro: '... Nós
não vamos embora para o Brasil porque mamãe tem medo dos sobre marinos. PS
Vimos a Ponte dos Suspiros onde morreu Romeu e Julieta e tiramos um retrato
pegando nas pombas. Nair'.
Os negócios vão
mal, mas o romance com Rolah...: 'Ela me tinha confessado pela manhã que seus
amores anteriores com pastores não tinham passado de pequenos flertes de
criança. Agora quando tínhamos descido a escada longa eu me tinha baixado até
os orquestrais cabelos louros. E tínhamo-nos juntando no grande doce e carnoso
grude dum grande beijo mudo como um surdo'.
Célia descobre
tudo e exige a presença do marido na Fazenda Bambus: 'Entrei em Higienópolis
para jantar e sobre a mesa um telegrama azul exigia minha imediata presença nos
Bambus. Célia sabia tudo laconicamente'.
A família é
levada à falência e desonra: 'Higienópolis encheu-se às cornetadas da falência
e desonra. Meu folhetim foi distribuído grátis a amigos e criados. E tia
Gabriela sogra granadeiro grasnou graves grosas de infâmias. Entrava doméstico
para comer e dormir longe de Célia. Os criados eram garçons de restaurante'.
As dívidas são
muitas e têm de ser pagas: 'Eu e o conde e o Britinho éramos de semanas os
autores mais citados na pendenga madura da sala de verdes audiências do Fórum
Cível Paulista. Capinhas pretas enrouqueciam com pinga derredor das oblongas
mesas zunzum com a lonjura de nossos privilegiados nomes protestada.
Primeiras praças
anunciaram-se dos bens legados por inventário de mãe únicos válidos havidos
para credores ante a Verdun contratual do separado casamento com Célia... '
A esposa falece e João Miramar decide interromper as memórias, motivando a seguinte entrevista: '__ Com que então o ilustre homem pátrio de letras não prossegue suas interessantíssimas memórias? ___ Não. ___Seria permitido ao grosso público ledor não ignorar as razões ocultas da grave decisão que prejudica assim a nossa nascente literatura? ___ Razões de estado. Sou viúvo de D. Célia. ___ Daí? ___ Disse-me o Dr. Mandarim que os viúvos devem ser circunspectos. Mais, que depois dos trinta e cinco anos, mezzo del camin di nostra vita, nossa atividade sentimental não pode ser escandalosa, no risco de vir a servir de exemplo pernicioso às pessoas idosas...'
A esposa falece e João Miramar decide interromper as memórias, motivando a seguinte entrevista: '__ Com que então o ilustre homem pátrio de letras não prossegue suas interessantíssimas memórias? ___ Não. ___Seria permitido ao grosso público ledor não ignorar as razões ocultas da grave decisão que prejudica assim a nossa nascente literatura? ___ Razões de estado. Sou viúvo de D. Célia. ___ Daí? ___ Disse-me o Dr. Mandarim que os viúvos devem ser circunspectos. Mais, que depois dos trinta e cinco anos, mezzo del camin di nostra vita, nossa atividade sentimental não pode ser escandalosa, no risco de vir a servir de exemplo pernicioso às pessoas idosas...'

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